terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O X da Questão

 foto do google


Sempre ouvi falar muito do Eliezer Batista quando mais nova, por ter atuado no Setor das Minas e Energia.
E sempre acompanhei a evolução dos projetos do Eike Batista, por ser alguém mais ou menos da minha faixa etária que sempre foi notícia por suas conquistas nos empreendimentos, nos esportes, na sociedade.

Li o livro O X da Questão de Eike Batista, da Editora Sextante, num dia de domingo, o último das minhas férias.
Eu devorei o livro, pois foi uma leitura envolvente, que me levava a buscar virar a próxima página do livro e conhecer mais uma etapa desse engenheiro desbravando as minas, as extrações, em locais aonde alguns vizinhos, amigos e até parentes meus já trabalharam, como Carajás.
Essas histórias de aventuras por lugares inóspitos, idéias brilhantes, riscos enormes, e resultados de derrotas e sucessos, e no caso do X da Questão, de muitos, muitos e muitos suce$$os sempre me atraem bastante!
Sei que sempre há alguma polêmica sobre o tema, mas não quero me aprofundar aqui nessa questão, pois não tenho expert político, nem empresarial, da época em que tudo ocorreu, para fazer juízo de valor.

O livro não é uma biografia do homem Eike Batista, aliás ele promete para breve um lançamento dessa natureza.
O livro é uma biografia do Empreendedor e Empresário Eike Batista.

O prefácio do livro é de Eliezer Batista, pai do Eike.
Eliezer, cerca de 87 anos, ex-ministro de Minas e Energia de João Goulart, ex-presidente da Vale e patrono do Projeto Carajás. 
É o relato de um pai que incentivou - inspirou - e hoje se orgulha dos seus filhos.

Segue um trecho desse prefácio:
“É por demais dificultoso para qualquer pai falar publicamente de seu filho. 
Para os pais, o filho é a soma de todas as virtudes. 
Mas, até onde o amor e o enlevo permitirem, procurarei desempenhar com a maior dose possível de discernimento minha honrosa tarefa.

O primeiro grande acerto de Eike Batista foi não negar sua própria natureza
Ainda na adolescência, irromperam os primeiros sinais de que ele jamais se contentaria com desafios rasos. 
Atribuo esta característica à criação que ele e seus irmãos receberam. 
E, neste caso, todos os méritos devem ser creditados na conta de sua saudosa mãe, Jutta Batista. 
Agradeço ao destino por ter encontrado uma companheira exponencial. 
Jutta foi mãe ao quadrado e, quando necessário, pai ao cubo. 
Desconfio que alguns dos projetos da EBX começaram a ser formulados nos tenebrosos invernos de Genebra, entre um e outro ensinamento de coragem e persistência que Eike apreendeu de sua mãe.

Desde jovem, Eike demonstrou um apetite voraz por conhecimento
Essa avidez foi determinante para gerar seu espírito empreendedor
....

Espero que este livro cumpra duas missões: permitir que os leitores conheçam mais amiúde as fartas doses de esforço, dedicação, ousadia e competência por trás das realizações de Eike Batista e, se possível, transformar esta trajetória em estímulo para as próximas gerações.

Jutta tinha uma forma bastante especial de motivar nossos filhos. 
Ela dizia que todos deveriam ser melhores do que o pai. 
Hoje posso dizer com desmedido orgulho: todos me superaram nas realizações, nas idéias, na rigidez de caráter e na generosidade. 
Ter sido ultrapassado por eles é a maior conquista, a peça mais valiosa em minha sala de troféus.”

Eliezer Batista

Além de uma boa dose de aventuras em mineração de ouro, de cobre, em logística, em óleo e gás e outros empreendimentos até a construção do seu império, Eike Batista fala dos fatores críticos de sucesso que derivaram em tantos negócios bem-sucedidos e que é hoje uma cartilha no Grupo EBX: a Visão 360 graus, bússola que norteia as ações do grupo e permite que cada empresa seja uma peça num grande mosaico integrado. 

 Fonte:Site Grupo EBX



Tenho diversos grandes amigos e amigas, executivos brilhantes, profissionais talentosíssimos (alguns ex-integrantes dos meus times) que foram "fisgados" pelo Grupo EBX e que são testemunhos dessa energia em prol do sucesso, dessa visão integrada entre as empresas, da metodologia de que negócios integrados geram custos reduzidos!
A sinergia é determinante para a estratégia do Grupo e cada empresa é uma parte desse mosaico.

foto do google
 
Eike Batista é um ícone de sucesso no mundo dos negócios. 
O “X” presente no nome de cada uma de suas empresas é símbolo da multiplicação de riqueza, ousadia, criatividade e capacidade de execução.

O Grupo EBX (Eike Batista X-"O X representa a multiplicação, acelera a criação da riqueza") é composto das seguintes empresas:
OGX - petróleo
MPX - energia
LLX - logística
MMX - mineração
OSX - indústria naval offshore
REX - desenvolvimento imobiliário
SIX - empresa de tecnologia
MDX Barra Medical Center
BEAUX - clínica dermatológica
Glória Palace Hotel
Marina da Glória
Mr Lam - restaurante
Pink Fleet - iate
RJX - time de volei masculino 
IMX - eventos esportivos -UFC, Volvo Ocean Race, Megarampa, LPGA Brasil Cup, entre outros. 
Li uma matéria na Revista Época Negócios há algum tempo atrás aonde Eike aconselhava que todo novo empreendedor deveria ser sempre muito meticuloso
Deveria estudar exaustivamente o mercado, ver se a localização do empreendimento está certa, se a parte jurídica está bem estruturada, se contratou a equipe certa
E disse que no fundo o empreendedorismo é um rosário, que tem que passar ponto por ponto, todos os dias. E afirmou: Atrase o projeto, mas tenha a disciplina de verificar tudo antes de tomar a decisão de gastar dinheiro.


Eike mantém uma vida digital atualizada. 
Possui um site pessoal com artigos, vídeos e notícias sobre suas empresas.
Ele elegeu o Twitter para ser seu principal meio de comunicação pessoal. 
Seu perfil tem mais de 550 mil seguidores.
Bem, sempre procurei conhecer sagas de homens e de mulheres empresário(a)s e executivo(a)s de sucesso e "O X da Questão" me proporcionou conhecer Eike Batista por Eike Batista, uma visão muito interessante!

Livro: O X da Questão

ISBN 9788575426630
EAN 9788575426630
separador
160 páginas
16 x 23 cm
Brochura


Autor: Eike Batista

Segundo dos sete filhos de Eliezer Batista e Jutta Fuhrken, Eike Fuhrken Batista nasceu em Governador Valadares em 3 de novembro de 1956. Estudou engenharia metalúrgica na Universidade de Aachen, na Alemanha, e é presidente do Grupo EBX.

foto do google

 Editora Sextante

4 comentários:

  1. Oi Sandra, sem dúvida, Eike é uma figura histórica em nosso país. Mas, o que quero destacar neste comentário, é a sua grande habilidade como escritora e comentarista. Parabéns amiga! Bjs, Vânia

    ResponderExcluir
  2. Raphael Gomide (IT Specialist) wrote via Linkedin:

    "Aproveitando sua dica de livro sobre o último grande empresário brasileiro, segue então a minha dica de livro sobre o primeiro grande empresário: Sr.Irineu Evangelista de Souza. "Mauá - Empresário do Império". Editora Companhia das Letras. Autor Jorge Caldeira. Grandes lições de empreendedorismo e perseverança, Sandra."

    ResponderExcluir
  3. Boa dica de leitura!
    Abs
    DENISE PUPPIN
    http://denisepuppin.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Sandra, parabéns pelo post, Eike é sem dúvida um ícone referencial de empresário brasileiro. Como fã sou suspeita para falar? Bjs. Silvia barbosa

    ResponderExcluir