sexta-feira, 1 de junho de 2012

A crise motiva a criação


foto google


A insatisfação é o primeiro passo 
para o progresso do homem ou de uma nação.


A crise é o que motiva a criação de soluções que fazem o mundo avançar.

O presidente norte-americano Eisenhower costumava dizer: 

"Se um problema não tem solução, torne-o maior".


Essa idéia tem estreita ligação com o provérbio chinês que afirma que:

 quanto maior o caos, mais próxima está a solução.


O que esses pensamentos de fato significam?

Simplesmente que um dos benefícios da crise é que ela permite "ir além".

De repente, tomamos consciência de problemas que já existiam, mas ainda não tinham vindo á luz.

E isso também se aplica à nossa vida pessoal.

Depois que nos divorciamos somos demitidos ou vemos um empreendimento nosso falir é que conseguimos enxergar claramente quais foram nossas falhas no casamento, no trabalho ou nos negócios.

É uma lição difícil, mas, se dermos atenção à autocrítica, jamais repetiremos nossos erros.



Fonte:
Livro: Oscar Wilde para Inquietos
Autor: Allan Percy
Editora Sextante



4 comentários:

  1. É aquele famoso, não a problema sem solução.
    Beijos otimo final de semana

    ResponderExcluir
  2. Oi minha Linda, tudo bem? Ah que comentário mais fofo de carinhoso vc deixou no blog do meu livro! :) Muito obrigada, viu?! Achei sensacional o post e dica! Tudo na vida tem um propósito de ser, até os problemas, pois com eles vem as soluções. É que nem os sonhos, eles nos impulsionam a realizar! Beijo, beijoooo!
    She

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre procuro ir além das minhas dificuldades, assim não me arrependo de não ter feito ou de não ter ido além das barreiras postas em meus caminhos.

    Bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  4. É difícil de encarar esta máxima mas é a verdade: quanto maior o caos, mais próxima a solução! rs Amei a indicação do livro e tentarei adquiri-lo. Beijos, Paula

    ResponderExcluir