segunda-feira, 15 de outubro de 2012

MESTRES que nos projetaram como DOAÇÃO!


Você já procurou no dicionário o significado de:

Ensinar: Instruir sobre: ensinar matemática. Doutrinar: ensinar crianças. Educar. Mostrar, apontar: ensinar o caminho.


Educar: Desenvolver as faculdades físicas, morais e intelectuais de. Instruir. 


Instruir: Ensinar, lecionar, transmitir conhecimentos a. Informar: instruir alguém do que se passa.  

Ensinar, educar, instruir passar a ter um significado muito maior depois que somos mães e pais e entendemos o papel de DOAÇÃO ilimitada, irrestrita, incondicional aos nossos filhos, e passamos e valorizar mais e mais nossos pais e nossos mestres, que durante anos e anos foram nossos educadores, nossos exemplos!

Por isso hoje, 15 de outubro, dedico esse espaço aos meus queridos mestres e aos educadores das minhas amadas filhas!





D. Elmaia



D. Therezinha 



e D. Elsie 


do Grupo Escolar Joaquim Távora, professoras inesquecíveis em minha vida!
Quantos amigos queridos que mantenho até hoje!

D. Lais (não encontrei fotos dessa época) que me desafiou (no IEPIC) e me fez superar barreiras quase impossíveis para a época (passar na prova do ABEL).



Ana Vitória 

e Rômulo que me ensinaram que : "The book is on the table", na primeira turma do Instituto Brasil América em Niterói !!!
Ao Mr Geizel e aos queridos professores Paulo e Carlos do CCBEU da Otávio Carneiro, passei lá semana passada e vi que aquela casa não existe mais, meu coração partiu!

E a amada turma de professores do ABEL:
Malker, Deise, Írio, Cadu, Godofredo e tantos outros, com tantas histórias marcantes para contar,  que passa muitos posts descrevendo as aventuras dessa época maravilhosa da minha vida e de tantos amigos dos tempos de ABEL!
Aonde quer que vocês estejam recebam minhas boas vibrações de agradecimento!
Muitos já estão nos ensinando lá de cima!
Outros ainda estão contribuindo muito em sala de aula, na política, na literatura!
 Lembro de cada ensinamento recebido!


A cada campanha eleitoral passo pela fotografia do Godofredo e mostro para minhas filhas a foto do professor de matemática que me fez escolher a Faculdade de Matemática!

E o Professor Zezinho do Curso de Profissionalizante do ABEL que me apresentou o primeiro computador, um IBM /360, se ele soubesse o quão determinante foi na minha carreira!!!
Por onde aonda o professor Zezinho, alguém sabe?
Se alguém souber conte prá ele que 30 anos depois eu fiz Informática graças a motivação que ele me passou, ao seu estímulo!

Meus mestres da UFRJ, da gradução e do mestrado: Paulo Bianco, Ysmar Vianna, Estevan de Simone, Jano, Beatriz, Miguel (in memoriam), Lígia, Lídia, geniais, exemplos de conhecimento que me inspiram até hoje na carreira!

E não poderia deixar de citar aqui as pessoas maravilhosas, profissionais super dedicadas que com seu brilhantismo, energia, bondade, competência, amorosidade, sabedoria, me ajudaram e me ajudam na tarefa de projetar minhas filhas em sua educação!

Regina Fátima, Sonia Paula, inesquecíveis em nossas vidas!
Glória, Giovanna, Dayse, Marília,Cláudia, Rita, Ritinha, Renata, Andréa e tantas professoras queridas das duas filhotas!
Berta Rosanova(in memoriam) e sua filha Ava,  ídolas eternas da minha mais velha!
Lilian Villaça uma dançarina que modela minha princesa na arte da dança!
Os queridos professores do Santo Agostinho (alguns já falecidos) que foram determinantes no sucesso da minha filha.
Os mestres do Direito da universidade que a estão formando.


Projetando Pessoas ficou nos TOP 100 finalistas do Prêmio TOP Blog!!!
Agora começou o 2o. Turno e só dependo do seu voto para ganhar esse prêmio em sua Edição de 2012! Clique no ìcone no Prêmio (no canto superior direito do blog) e vote com todos os seus emails, pelo facebook e twitter!
Muito obrigada pelo incentivo!

2 comentários:

  1. ah querida Sandra, que delícia perceber que há quem goste e valorize os professores como eles merecem. sou professora e tenho muito orgulho da minha profissão.

    me senti homenageada também.

    beijoca

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra!
    É, os bons professores ficarão guardados em nossa memória.
    Beijinhos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir